icone-de-lupa
BUSCA
consolata - ética

Projeto de Ética do Colégio Consolata combate o bullying

Edição Guia escolas

O Colégio Consolata, com sua visão humanista do sentido da vida, busca contribuir para a autorrealização e a instrumentalização do educando, em sua individualidade, a fim de que sua atuação no mundo seja geradora de conhecimento, de justiça, de solidariedade, de paz e, consequentemente, de vida harmoniosa.

Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 9 de novembro de 2015 (com prazo de 90 dias para entrada em vigor), a lei que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, intimidação essa também chamada de bullying e cyberbullying (quando é efetuada na Internet).

Com o intuito de oferecer à sua comunidade educativa instrumentos e ações de prevenção à violência e outras situações negativas e, também, incentivar a internalização de valores, auxiliando a manutenção do bem-estar individual e de seus pares, o colégio implantou o Projeto de Ética (íntegra do projeto em http://bit.ly/2hmgVdZ).

A iniciativa visa reduzir, prevenir e evitar conflitos na instituição; oportunizar cada professor a ser o mediador dos alunos no processo de autoavaliação atitudinal e do diálogo para prevenir e resolver conflitos, estabelecendo combinados e metas para a boa convivência, colocando-se no lugar do outro, respeitando as diferenças e construindo valores de cidadania, ética e respeito; e ter uma ação preventiva na comunidade escolar contra práticas agressivas, intencionais e repetitivas.

Nenhuma ação humana é neutra, sobretudo a educação, que trabalha com diferentes visões de mundo. Em qualquer prática educativa, da familiar à escolar, estão presentes valores que, explícita ou implicitamente, norteiam as atitudes e comportamentos que se deseja formar nos alunos.

Por essa razão, o Colégio Consolara acredita que seus educadores devem aproveitar todos os momentos e oportunidades para educar, orientar e formar, lembrando sempre que as atitudes e posturas do professor são exemplos vigorosos e influenciam profundamente na formação das crianças e jovens.

O Projeto de Ética será realizado em parceria com a equipe de Coordenação da Pastoral e Orientação Educacional durante os encontros no Recanto Consolata, um espaço verde que permite explorar diferentes atividades formativas com muita segurança para os alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Os professores receberão um cronograma das atividades que serão realizadas pela Orientação Educacional e a Coordenação da Pastoral.

No pátio do Colégio Consolata, será instalado um painel com o material resultante e produzido nos encontros, para que haja uma socialização das conclusões e pontos positivos, criando, assim, a possibilidade de todos usufruírem dos benefícios do projeto. Para os funcionários da escola, a Orientação Educacional se propõe a fazer um encontro para destacar a importância de uma convivência ética desta equipe com os alunos e o apoio que podem oferecer na orientação dos mesmos.

Para saber mais sobre o Colégio Consolata, acesse http://bit.ly/2hwpbLL.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×