icone-de-lupa
BUSCA
mackenzie

Projeto de Robótica do Colégio Mackenzie visa promover inclusão e acessibilidade

Edição Guia escolas

No primeiro semestre deste ano, o Colégio Mackenzie, campus Higienópolis, buscando sempre a inovação e ampliar o conhecimento do estudante, implantou o curso extracurricular de Robótica, sob a Coordenação Tecnopedagógica da escola e com o apoio da Direção Geral.

Destinado aos alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, o curso extracurricular tem encontros semanais e visa apresentar a computação criativa, utilizando a linguagem de programação para compreender o que é um robô e a sua prototipação para a resolução de problemas da vida real.

O objetivo tecnopedagógico desse projeto de robótica é propiciar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, tecnológicas e socioemocionais, tão necessárias para o contexto contemporâneo, para que o estudante elabore propostas criativas e significativas de baixo custo.

Em 2019, o tema do projeto buscou soluções para possíveis problemas do cotidiano e sob a ótica da acessibilidade nos espaços escolares, por exemplo, os espaços Maker e STEAM. Nesse sentido, os estudantes usaram a ferramenta “mapa da empatia” (perguntas norteadoras: O que ele pensa e sente? O que ele fala e faz? O que ele escuta? O que ele vê?, entre outras) para levantar informações sobre o perfil do público alvo que o projeto pretendia atender.

Após a finalização do mapa de empatia, os estudantes dividiram-se em grupos para criar protótipos diversos, buscando atender as necessidades das amigas cegas. Utilizaram-se ferramentas de baixo custo como o arduíno, sensores diversos, áudio e outras tecnologias para atender estudantes com deficiência visual. Nesse caso, o foco foram os usuários que tenham apenas a percepção de luz ou cegos – em ambos os casos que tenham maior sensibilidade no tato e/ou audição.

O projeto de robótica extracurricular conta com a mediação do Prof. Reinaldo Borges que recentemente foi aprovado pela Universidade de Waterloo, no Canadá (onde estão alocados os vencedores do Prêmio Nobel da Física do ano passado), para participar de uma formação de professores na área de Computação Quântica.  Dentre 15 físicos teóricos, foi o único latino-americano.

O projeto contou também com o apoio da auxiliar do Programa de Inclusão, Angélica Couto, responsável pela adaptação, transcrição do material para o braile, orientação na descrição, acessibilidade no todo, mediação entre os alunos cegos e videntes e prototipação dos artefatos.

“Confesso que, quando fui convidada para participar do projeto, fiquei temerosa, mas Deus nos capacita. E as coisas foram acontecendo, em cada descrição, adaptação e transcrição para o sistema Braille. Os alunos mostravam interesse em aprender, a empatia entre eles é algo palpável. Todas as quintas-feiras, saio da aula emocionada. É absolutamente incrível acompanhar cada detalhe, os alunos abraçaram a causa e voltaram-se para as nossas meninas e elas tornaram-se as protagonistas. Não existem palavras suficientes para descrever minha gratidão a Deus por cada um desses alunos, pela equipe e pelo professor Reinaldo”, disse a auxiliar do Programa de Inclusão, Angélica Couto.

O projeto de acessibilidade da robótica extracurricular dos estudantes do Colégio Mackenzie, campus Higienópolis, recebeu o Prêmio Destaque no evento Fórum Nacional de Escolas Particulares (Educa Week), conquistando o 3º lugar na categoria Inovação em Educação 2019.

Espera-se que, a partir desses protótipos e principalmente pela atitude genuína desses estudantes, gestão, professores e estudantes do colégio inspirar outros jovens e educadores.

Para saber mais sobre o Colégio Mackenzie, acesse http://bit.ly/2Q8BG0F.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×