icone-de-lupa
BUSCA
glória - covid2

Projeto do Colégio Marista Glória usa a História para ensinar sobre o novo coronavírus

Edição Guia escolas

Uma pandemia se alastra pelo mundo. O número de contaminados aumenta dia a dia, deixando a sociedade assustada. O principal instrumento para barrar o alto índice de contágio é o isolamento social. Apesar do cenário de incerteza, algo pode ser afirmado: uma doença mudou a maneira das pessoas se relacionarem e enxergarem o mundo.

A descrição acima pode ser facilmente identificada com os tempos que vivemos hoje. Porém, ela também se encaixa perfeitamente em outro contexto histórico: a pandemia da peste bubônica, conhecida como Peste Negra, na Europa do século 14.

Essa comparação está sendo feita pelos alunos do 7º ano do Colégio Marista Nossa Senhora da Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), em atividade promovida pelos professores de História Eduardo Souza Cunha e Faissal Ghazi Tannoukhy. Em meio ao isolamento social, atualmente as aulas estão ocorrendo em ambiente on-line.

A atividade está sendo realizada em uma ferramenta de fórum, dentro de uma plataforma virtual. “Dessa forma, o instrumento do fórum tem como objetivo a construção do conhecimento colaborativo, pois, além de deixar sua contribuição para o debate, os estudantes podem comentar as pesquisas dos seus colegas, criando um espaço de debate”, explica o professor Tannoukhy.

Prevenção e História
Dentro desse quadro, os professores solicitaram uma atividade complementar às aulas de Renascimento comercial e urbano. Os alunos foram orientados a ler e a analisar textos referentes à Peste Negra, recomendados pelos professores.

Depois, os estudantes realizaram uma pesquisa sobre as principais características do Covid-19, como índice de contágio, formas de transmissão e cuidados de prevenção. E assim, por último, tiveram que comparar as duas pandemias: o que há de semelhante e diferente entre a Peste Negra e o novo coronavírus?

“Dessa forma, os alunos são incentivados a refletir sobre o momento que estão vivendo. Trazendo a comparação entre uma pandemia e outra, os alunos são incentivados a expandir sua consciência histórica e notar quais são as rupturas e as permanências entre contextos do passado e situações do presente”, avalia o professor Eduardo Souza Cunha.

Para saber mais sobre o Colégio Marista Glória, acesse http://bit.ly/2LAH6Qx.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×