icone-de-lupa
BUSCA
humboldt

Queda do Muro de Berlim: Colégio Humboldt inicia série de lives até o dia do marco histórico

Edição Guia escolas

Desde o dia 3 de outubro, data que marca os 30 anos da reunificação da Alemanha, o Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) iniciou uma série de lives no canal da instituição no YouTube que vai até 9 de novembro, dia da Queda do Muro de Berlim.

A próxima live ocorrerá dia 8 de outubro, às 17 horas, quando será abordado o processo de evolução do projeto promovido pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha para todas as 140 escolas alemãs no exterior: a construção de um monumento em forma de ampulheta que simboliza o tempo e uma passagem entre um “passado escuro e sombrio” (representando regimes totalitaristas no passado) e o “presente”, que retrata a liberdade e democracia almejadas.

Nesse encontro, diretor alemão do Colégio Humboldt, Detlev Devantié, mediará o bate-papo do curador da obra, o artista brasileiro contemporâneo Ricardo Ramalho, e do arquiteto Luiz Biasi entre alunos, com a participação do professor Mathias Rempel.

Em 22 de outubro, a live será uma discussão dos historiadores sobre a cultura de memória, com a mediação de Erik Hörner, vice-diretor do colégio, e os professores Tiago Santos e Mathias Rempel com alunos. Na semana seguinte, no dia 29 de outubro, Erik Hörner mediará o bate-papo sobre projetos dos alunos nas aulas de história. Já no dia 5 de novembro, o diretor-executivo da instituição, Fábio Martinez, conduzirá a live que tem como tema “Holocausto e Relação Alemanha – Israel”, com a participação da Comunidade Judaica. E para finalizar a programação, em 9 de novembro, dia da queda do Muro de Berlim, professores e representantes do Consulado da Alemanha vão falar sobre o marco histórico.

Para saber mais sobre o Colégio Humboldt, acesse http://bit.ly/2HnBODM.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×