icone-de-lupa
BUSCA
samiar

Samiar apresenta a peça O Mágico de Oz no encerramento do semestre

Edição Guia escolas

Entre os dias 6 e 9 de novembro, foi realizado no Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo (Samiar), a tradicional apresentação de teatro que finaliza o segundo semestre. Embalados em um repertório rico em detalhes, os alunos do Ensino Fundamental e Médio fizeram uma releitura do clássico O Mágico de Oz para encantar o público durante esses quatro dias de apresentações.

O enredo, escrito e dirigido por Romildo Faria Braga (Coordenador de Teatro do Samiar), traz a releitura da história da menina Dorothy, que mora com os tios na cidade do Kansas e é levada com seu cachorrinho Totó, por um furacão, à terra de Oz. Chegando lá, encontra a princesa Glinda, a bruxa boa do Sul, que explica à Dorothy que para ela voltar para casa, precisa encontrar o Mágico de Oz seguindo pela estrada dos tijolos amarelos. Contudo, a aventura começa quando a menina encontra três criaturas interessantes pelo caminho que a acompanham nessa viajem rumo à Cidade das Esmeraldas – o leão covarde, o homem de lata que deseja um coração e o espantalho que precisa de um cérebro.

Como todo conto de fadas, o lado sombrio da história é caracterizado pela bruxa má do Oeste, de pele verde, que faz de tudo para que Dorothy e seus amigos não cheguem ao Mágico de Oz e realizem seus desejos. Todo o encanto do espetáculo é fruto da junção de diversos itens que tornaram a peça teatral tão profissional. A cenografia foi um show à parte, composta por minuciosos objetos predispostos de forma harmônica no espaço do palco e que compuseram cada cena, convidando o público a mergulhar mais profundamente na história; regada com efeitos especiais desenvolvidos de forma peculiar, sempre com algo que fazia parte da realidade dos alunos, o que tornava a apresentação muito criativa.

O figurino e maquiagem também tiveram seu apogeu nos olhares do público, com nuances e cores que se contrastavam e faziam as crianças, adultos e idosos adentrar ao Mundo de Oz. Efeitos de luzes e sons não foram deixados de lado, assim como o áudio dos atores que tiveram sempre muita dicção nas passagens dos textos, o que fez com que a história fosse contada, interpretada e entendida por todos no teatro.

A história, apesar de muito conhecida, teve um toque de humor e abrangeu um vasto reportório cultural que “linkou” o vocabulário contemporâneo com o clássico, tornando o espetáculo envolvente para as diversas gerações que ali estavam presentes.

Teatro lotado nos quatro dias de apresentação representa o sucesso do espetáculo que contou com a participação de diversos familiares e residentes da região da Zona Leste de São Paulo, por ter sido um evento aberto ao público. Dentre os espectadores, o artista Fiuk (Filipe Kartalian Ayrosa Galvão) fez parte da plateia, interagindo com a história do começo ao fim, sempre com muito entusiasmado e atento à presença de palco de cada aluno do Samiar.

Esse tipo de momento representa muito mais que um simples espetáculo teatral, faz parte da união de arte e cultura tão necessárias para a formação de valores no jovem nos dias atuais, bem como menciona o Fiuk, “a arte e a cultura são tudo para uma criança crescer saudável e feliz. A vida é arte e cultura junto com a educação. Eu acredito que isso seja essencial para a vida existir, de fato”. O artista evidenciou, ainda, que práticas como essas do Colégio São Miguel Arcanjo deveriam servir de exemplo para algo mais amplo que envolva todas as Instituições de Ensino.

“Eu acredito que esses tipos de atividades deveriam ser a Escola. A Escola deveria ser educação, cultura e arte. Eu acredito plenamente que as crianças precisam disso para viver. É muito legal ver o que o Samiar está promovendo pelo Teatro, ainda há esperança no Mundo”, disse Fiuk.

Ao final, Fiuk se reportou às crianças que fizeram o espetáculo, trazendo uma mensagem de entusiasmo e motivação, sobrepondo a importância do Teatro para a vida como um todo e cantou trechos da música “Só Você”, um sucesso que virou hit nos anos 90 na voz de seu pai, Fábio Jr.

Os alunos e o coordenador já começaram a pensar na próxima história teatral para 2020, que promete surpreender a todos. Acompanhe o site e redes sociais do Samiar para ficar por dentro e participar de nossos eventos.

Para saber mais sobre o Colégio Franciscanos São Miguel Arcanjo, acesse http://bit.ly/35cUocc.

 

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×