icone-de-lupa
BUSCA
pio XII - brincar

Semana Mundial do Brincar: Colégio Pio XII revisita memórias da infância

Edição Guia escolas

O Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo/SP, participa desde 2015 de ações com propostas atreladas aos temas sugeridos da Semana Mundial do Brincar (SMB), que em 2020 ocorre de 25 a 31 de maio.

A SMB é uma mobilização idealizada pela ONG Aliança pela Infância e está atrelada ao Dia Internacional do Brincar, celebrado em 28 de maio, e acontece em diversos países, reunindo um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do brincar como fonte de aprendizado, expressão da cultura, desenvolvimento integral e promoção da autonomia.

Com o tema proposto para 2020 “Brincar entre o céu e a terra”, a equipe de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Franciscano Pio XII foi convidada a sugerir aos alunos brinquedos ou brincadeiras que fizeram parte da sua infância ou que fazem parte do dia a dia com sua família. Os vídeos e instruções foram reunidos em um guia e compartilhados com as famílias. Entre as propostas, a construção de cabanas, a divertida sequência sonora “Copo Rítmico” e o clássico “Escravos de Jó”, entre outras atividades cheias de criatividade.

“Embora distantes fisicamente, permanecemos juntos e, este ano, não poderíamos deixar de abraçar um movimento tão necessário. Para a elaboração deste material, cada pessoa da equipe revisitou sua memória afetiva e sugeriu brincadeiras ou brinquedos que fizeram parte da sua infância e dos momentos marcantes vivenciados em casa”, diz a professora de Educação Física da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do colégio, Bárbara Travassos Barreto. “Nosso objetivo é compartilhar com a família um tanto de nossa história, nosso afeto e presença, para que possamos incentivar o brincar e a qualidade dos momentos de convivência com as crianças”, finaliza Bárbara.

A SMB busca, ainda, incentivar o brincar em qualquer contexto, estabelecendo um diálogo cultural e geracional com as pessoas que circundam o cotidiano das crianças, mesmo que, neste momento, virtualmente, devido ao distanciamento social causado pela Covid-19.

Para saber mais sobre o Colégio Franciscano Pio XII, acesse http://bit.ly/2TNDrCG.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×