icone-de-lupa
BUSCA
hiroshima

Sobreviventes da bomba de Hiroshima participam de live do Colégio Stockler

Edição Guia escolas

O ano de 2020 ficará marcado como um ano de grandes desafios e mudanças. Diversas outras datas da História são até hoje vistas como marcos impactantes e decisivos da trajetória humana. Sem dúvida alguma, o mês de agosto de 1945 será para sempre lembrado em razão das explosões atômicas ocorridas no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.

As cidades de Hiroshima e Nagasaki, atingidas pelas bombas, tornaram-se símbolos de superação e resistência após a terrível catástrofe. Da mesma forma, os sobreviventes das explosões – conhecidos como hibakushas – atravessaram o século 20 e chegaram ao século 21 como testemunhas da História e exemplos vivos de resiliência e enfrentamento de tempos adversos.

No dia 19 de outubro, o Colégio Stockler teve a honra de receber a sra. Junco Watanabe, o sr. Kunihiko Bonkohara e o sr. Takashi Morita – sobreviventes da explosão em Hiroshima – para uma conversa on-line com as turmas de 9º ano do Ensio Fundamental II e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Foi uma oportunidade única para o compartilhamento de experiências e o exercício da empatia, em uma conversa repleta de relatos, lembranças e afetos. O senhor Takashi Morita é autor do livro A última mensagem de Hiroshima: o que vi e como sobrevivi à bomba atômica.

A transmissão do evento, denominado Rosa de Hiroshima, ocorreu via YouTube e ainda está disponível na plataforma para quem tiver interesse em assisti-la (https://www.youtube.com/watch?v=_wpCM2fMDLc&feature=youtu.be).

A atividade está diretamente relacionada aos temas trabalhados recentemente pelas turmas do Colégio Stockler, como a memória do século 20, as utopias e distopias, e a importância do compartilhamento de experiências para a construção de uma sociedade mais tolerante e democrática.

Para saber mais sobre o Colégio Stockler, acesse http://bit.ly/2WQVs5b.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×