icone-de-lupa
BUSCA
rio branco - arqueologia 3

Unidades do Colégio Rio Branco realizam oficinas de arqueologia

Edição Guia escolas

O Colégio Rio Branco, nas Unidades Granja Vianna e Higienópolis, realizou Oficinas de Arqueologia para os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, que trabalharam como arqueólogos em simulações de escavação, em dois encontros realizados em maio e em junho.

No primeiro encontro, os alunos puderam aprofundar um tema já trabalhado em sala de aula, vivenciando o trabalho de arqueólogos por meio de uma simulação de escavação, pensando nas técnicas próprias do fazer científico desse profissional, seguido uma investigação sobre os objetos encontrados e o exercício de elaboração de hipóteses acerca de seus materiais, usos e datas, finalizando com uma conversa sobre a importância da Arqueologia para a compreensão do passado e do presente.

Durante o segundo encontro, os alunos conheceram mais sobre o maior sítio arqueológico do Brasil, o Parque Nacional da Serra da Capivara, patrimônio mundial da UNESCO, que atualmente encontra-se em situação delicada no que diz respeito à sua manutenção.

Os alunos elaboraram propostas de resolução com foco no investimento de um turismo sustentável na região. Após esse momento, foi trabalhada a importância das pinturas rupestres do parque para a compreensão da História, seguida de uma atividade lúdica de produção de pinturas rupestres, na qual os alunos foram convidados a buscar materiais de onde pudessem extrair coloração para depois simular a produção de arte rupestre.

Para essa atividade foram utilizados objetos originais e réplicas fornecidos pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP), tais como um machado neolítico, uma ponta de flecha, um fragmento de cerâmica, uma lamparina grega, um prato Karajá, um pente Waiwai, entre outros, além de um conjunto de fósseis da escola.

Os professores responsáveis pela atividade foram Laila Antunes, da Unidade Granja Vianna, e Pedro Castellan Medeiros, da Unidade Higienópolis.

Para saber mais sobre o Colégio Rio Branco, acesse https://goo.gl/LKt648.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • hwr - sustentabilidade

    Tradicional, Renovada, Freiriana, Montessori, Freinet, Piaget, Rudolf Steiner, Vigotsky? Edimara de Lima*

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×