icone-de-lupa
BUSCA
pio 12 - whatsapp

WhatsApp é usado como ferramenta pedagógica no Colégio Pio XII

Edição Guia escolas

O aplicativo WhatsApp já faz parte da vida do brasileiro: somente no país, são mais de 100 milhões de usuários. Na escola, ele é uma forma de comunicação entre estudantes, professores e coordenadores por meio de grupos formados no aplicativo com seus colegas e já está sendo adotado como uma prática pedagógica. No Colégio Franciscano Pio XII, o WhatsApp passou a fazer parte da rotina da 1ª série do Ensino Médio, nas aulas de Língua Portuguesa; e do 7º ano do Ensino Fundamental II e também na 1ª série do Ensino Médio, nas aulas de Matemática.

A professora de Língua Portuguesa Gabriela Dioguardi conta que passou a utilizar o aplicativo para a construção de um texto em um trabalho interdisciplinar junto à matéria de Sociologia sobre o desastre ambiental de Mariana (Minas Gerais), do rompimento da barragem da mineradora Samarco.

Os estudantes elaboraram um projeto de lei para que novos crimes como esses não ocorram mais. A sala foi dividida em grupos, em que cada um representava um agente social – Samarco, Ministério Público, ente outros, para chegar a uma solução.

“Na aula de Português, trabalhamos a construção do projeto de lei e o WhatsApp nos auxiliou bastante no processo de escrita colaborativa, a questão da linguagem e o poder de argumentação para a elaboração de um documento coletivo”, explica a professora, que ressalta também a interação e o foco dos alunos por intermédio do aplicativo. “Eles escreveram mais, diluíram o tempo de trabalho, em vez de deixar para última hora, e todos usaram, pensaram a escrita e nas estratégias argumentativas”, relata.

A nota foi aplicada por etapa do processo, para valorizar a utilização do WhatsApp durante a duração do projeto. Eles fizeram tudo pelo aplicativo e depois passaram a limpo o texto final com a justificativa.

“Já considero o WhatsApp como ferramenta pedagógica. É um ambiente virtual que já existe, os alunos sabem muito bem como manusear o aplicativo e o professor opta por estar disponível de maneira online para o estudante”, diz a professora. “Não dá para não usar. A ferramenta ajudou na construção do conhecimento e o professor tem que estar aberto a estas inovações em sala”.

Já nas aulas de Matemática, o professor Marco Malzone utiliza o aplicativo para tirar dúvidas da lista dos exercícios que os alunos precisam fazer como lição de casa. “Envio para o grupo do aplicativo um áudio, explicando a resolução daquele exercício ou problema. É como se eles tivessem uma aula particular em casa, pois é da mesma maneira que falo em sala de aula, mas em um ambiente virtual. E eles podem ouvir em casa quantas vezes quiserem”, diz.

Malzone também destaca a interação entre professor e aluno. “Os estudantes mandam perguntas, tiram foto dos exercícios e enviam pelo aplicativo. Muitas vezes, a dúvida de um aluno é a mesma de um estudante de outra turma e eu copio e colo a explicação neste outro grupo”, explica.

Ele ressalta que nunca teve problemas, somente ótimos resultados, pois estabeleceu regras prévias para respeitar o ambiente escolar. “Eles sabem exatamente a função do grupo, que é a de tirar dúvidas. Também posso enviar avisos do tipo ‘o exercício número 2 é muito importante, refaçam em casa’”, pondera.

O professor conta que, em sua percepção, esta solução é uma ferramenta de comunicação que auxilia na sala de aula, além do tempo ganho, pois nem sempre é possível atender às dúvidas de todos os alunos no horário escolar. “Eles têm essa necessidade de rapidez hoje em dia, tudo é muito imediato. Aproveitamos uma tendência de uso de tecnologia existente e nos colocamos ao lado do aluno como aliado, pois ele percebe que o professor está acessível para tirar dúvidas”, finaliza o professor de Matemática.

Para saber mais sobre o Colégio Pio XII, acesse http://bit.ly/1JmDfgE.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×