icone-de-lupa
BUSCA
Educacao_inclusiva_01

Educação Inclusiva: pontes no lugar de muros

A educação brasileira é cheia de contradições. Oferece ensino superior público de reconhecida qualidade, mas a maioria dos estudantes dessas instituições é oriunda de escolas particulares, tanto que foi necessária a criação de cotas para tentar diminuir, em parte, tal injustiça. Prega-se que é imprescindível respeitar as etapas do desenvolvimento do indivíduo, mas cada vez […]

Edição Guia Escolas

Formacao_Intercultural_01

Formação Intercultural: para além dos muros da escola

“O jogador finito joga dentro dos limites. O jogador infinito joga com os limites.” (James Carse) Quando Jacques Delors (1998) lançou o Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século 21, um convite irrecusável e desafiador foi feito às escolas de educação formal ao redor do mundo. E o convite era: precisamos urgentemente […]

Edição Guia Escolas

Obesidade_01

Alunos de peso: pesquisas apontam crescimento dos índices de obesidade

Pessoas com idade acima dos 35 anos provavelmente irão se lembrar de que quando estavam na Educação Básica não era comum ter amigos de classe ou até mesmo na escola em geral com sobrepeso ou obesidade. Hoje em dia, porém, ao irem às festas promovidas pelas escolas de seus filhos ou nas reuniões de pais […]

Edição Guia Escolas

shutterstock_229042411

Realce no Aprendizado: Quanto mais personalizado, melhor

Howard Gardner, pesquisador norte-americano, publicou em 1984 uma teoria que afirmava que a inteligência do indivíduo não pode ser medida apenas pelo raciocínio lógico-matemático, pois as pessoas possuem diferentes tipos de inteligência (musical, espacial, linguística, interpessoal, intrapessoal, corporal, naturalista e existencial) e, portanto, aprendem de maneira distinta umas das outras. A partir de então, ficou […]

Edição Guia Escolas

Ismart_01

Ambiente escolar contribui para elevação da capacidade intelectual

Quanto melhor o ambiente escolar, maior o aproveitamento do aluno. Ou seja, se alunos com nível socioeconômico e desempenho escolar semelhantes forem divididos em dois grupos, e um desses grupos participar de aulas em escolas particulares, enquanto o outro continuar apenas na escola pública, o primeiro terá um aumento considerável em seu nível intelectual. Esses […]

Edição Guia Escolas

DependenciaQuimica

Dependência Química: é possível fazer a viagem de volta?

A polêmica que gira em torno do consumo de drogas atrai para o debate todo o tipo de discurso, muitas vezes, adornado por mitos e mentiras que mais assustam e desinformam do que educam e ajudam a combater sua proliferação. Um tema espinhoso, que se torna ainda mais difícil de ser abordado  quando, entre os […]

Edição Guia Escolas

Educação-Ambiental-na-Escola

Educação Ambiental na Escola

É na escola que as crianças passam grande parte do seu dia a dia. É ali também que adquirem conhecimento de forma mais ampla. Além disso, o cenário escolar é ideal para a educação ambiental porque, enquanto o ser humano ainda é jovem, consegue assimilar mais facilmente bons hábitos e ainda abandonar outros maus costumes. […]

Edição Guia Escolas

Educação-uma-questão-de-Valores

Educação: Uma questão de valores

Casos de bullying, uso abusivo de álcool e outras drogas, desrespeito aos pais e professores, banalização da violência e do sexo, falta de interesse político, superficialidade nas relações, estas, muito mais virtuais do que presenciais, individualismo, o ter em detrimento do ser. Para muitos, esses problemas e características atribuídos à juventude atual são fruto da […]

Edição Guia Escolas

shutterstock_162845138(1200)

Intercâmbio Cultural: Experiência no Exterior para o Conhecimento Interior

O bater das asas de uma borboleta no Nepal pode influenciar o curso natural das coisas e, talvez, provocar um tufão na Louisiana, nos Estados Unidos. Essa alegoria simplista utilizada para designar o Efeito Borboleta, um termo cuja interpretação é muito mais complexa e está relacionada à Teoria do Caos, poderia servir para explicar, também, […]

Edição Guia Escolas

shutterstock_12780167(1200)

Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

Coordenado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, em inglês) é um teste que avalia o conhecimento dos alunos em matemática, ciências e leitura. Começou a ser aplicado em 2000 e é repetido a cada três anos. Na última avaliação, realizada em 2009, os […]

Edição Guia Escolas

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×