Busca de Escolas e Colégios

Pesquise pelo nome da escola ou assunto
Busca Avançada de Escolas    Private Schools Advanced Search

Boletim do Guia Escolas - 15/09/2009



“Mágico de Oz” trata da valorização das diferenças humanas

Como explicar a uma criança que um deficiente visual ou auditivo pode ser exatamente igual a todos nós e que não pode ser excluído de nosso convívio social? Como fazer com que magros e obesos convivam em harmonia sem que as diferenças gerem preconceito? Como garantir a integração e o livre acesso a portadores de necessidades especiais?
Foi partindo dessas questões que o Colégio Mágico de Oz desenvolveu o projeto “Escola de Todos”. A iniciativa está proporcionando às crianças uma viagem pela diversidade que caracteriza a espécie humana, uma aventura em que desenvolvem habilidades de escrita, leitura, geografia, história, ciências e, também, solidariedade, compreensão das limitações físicas, multiculturalidade e tolerância.
De volta às aulas, no segundo semestre, as crianças ganharam novos amigos nas salas: bonecos de nacionalidades, características, costumes, preferências e sonhos diferentes. Todos os dias, as crianças recebem em sala de aula bonecos diferentes, participam de atividades relacionadas a sua nacionalidade e vivenciam diferenças próprias de cada país. Além disso, no projeto Escola de Todos também estudam “colegas” (bonecos) com necessidades especiais: deficiência visual e auditiva, obesidade, síndrome de down e paralisia infantil.
Os alunos não são meros espectadores dos acontecimentos, são protagonistas. Os bonecos têm nome, endereço, personalidades construídas pelas crianças e, tamanho o sucesso do projeto, já se tornaram seus companheiros cotidianos. O projeto ganha vida. Pais e crianças dão asas à imaginação e embarcam numa viagem com muita criatividade, afeto, prazer e conhecimento, pois assim é na vida real.
A educação para a diversidade é um dos mais importantes desafios da escola contemporânea e porta de entrada para um amplo universo de estímulos, vivências, pesquisas, descobertas. Formar cidadãos que respeitem e, sobretudo, valorizem as diferenças humanas é condição essencial para o futuro de todos.
Para saber mais sobre o Colégio Magno / Mágico de Oz, acesse o site www.colmagno.com.br.


Compartilhe

Escola Internacional aplica tecnologia da informação no ensino

Meio ambiente é tema da Caminhada Oemar

Robótica pedagógica desenvolve habilidades no Miraflores

Instituto Pró-Livro fomenta a leitura no país



Cadastre-se e receba o Boletim Eletrônico do Guia Escolas em seu e-mail

Facebook
Twitter
Loja Virtual

 

PagSeguro: compre com tranquilidade e segurança, escolhendo também a forma de pagamento mais conveniente para você: cartão de crédito, débito online ou boleto bancário.