Busca de Escolas e Colégios

Pesquise pelo nome da escola ou assunto
Busca Avançada de Escolas    Private Schools Advanced Search

Colégio Nossa Senhora das Dores

Colégio Nossa Senhora das DoresColégio Nossa Senhora das DoresColégio Nossa Senhora das DoresColégio Nossa Senhora das DoresColégio Nossa Senhora das Dores
“Toda a ação do Colégio fundamenta-se na filosofia franciscana, visando formar uma comunidade educativa que se mantenha fiel aos valores humano-evangélicos norteadores de uma educação cristã que responda às necessidades de um mundo em contínua mudança.”


Tem como principal preocupação a formação pedagógica e moral



O prédio onde se encontra instalado o Colégio Nossa Senhora das Dores, que foi também a primeira e única sede do estabelecimento, tem estrutura secular. Inicialmente, afora o prédio destinado a uma entidade que abrigava idosos, com o nome de Asilo Nossa Senhora das Dores, dirigido por uma Congregação de Irmãs diocesanas.

Em 1920, neste mesmo estabelecimento deu-se a fundação  do  Hospital de São Gonçalo. Em 1922, o novo prédio se torna a Escola Paroquial, acolhendo alunos pobres que tinham já a sede do saber e não possuíam meios para subvencionar seus estudos.

O  estabelecimento paroquial foi transferido mais tarde para mais perto da Igreja Matriz de São Gonçalo, sendo o prédio cedido pela sede das Associações Religiosas que ali se reuniam para traçar diretrizes e novos rumos. Em 1952, fundou-se o Ginásio Nossa Senhora das Dores, que  permaneceu  com o mesmo nome das Instituições anteriores.

Em 1965, foi criado o Curso Normal, seguido do Jardim de Infância e Primário. O sucesso nos concursos de ingresso no Magistério e Vestibulares, nas diversas faculdades, foi o troféu glorioso que recebeu o novo Ginásio e Escola Normal Nossa Senhora das Dores.

As obras de reforma do prédio  do  Ginásio Nossa Senhora das Dores iniciaram-se em 1978: a construção de um andar superior com seis novas salas amplas, sempre visando ao bem-estar dos alunos, a construção de  novos espaços para as crianças do Jardim de Infância; a primeira quadra esportiva. E assim, foram prosseguindo as obras de ampliação e restaurações onde se via necessário.

O Colégio Nossa Senhora das Dores nasceu da incessante abdicação das cinco primeiras Irmãs missionárias vindas da Itália. Uma história de trabalho árduo e, sobretudo, de conquistas. As barreiras construídas por uma realidade de pobreza não foram capazes de suplantar o forte objetivo das Irmãs: levar educação às jovens e levar o espírito franciscano, o espírito da acolhida e da simplicidade.

Hoje, o Colégio está sob a responsabilidade da Irmã Maurizia Benedetti, diretora administrativa, que se empenha a dar continuidade à obra das irmãs pioneiras. Seu incansável trabalho de manter no colégio um ambiente agradável e propício aos alunos para facilitar o aprendizado é comprovado pela beleza das suas instalações e sua conservação.

É importante recordar, também, a sua principal preocupação, que é a formação pedagógica e moral. Seu trabalho não se reduz em fazer do colégio uma escola propedêutica, mas sim um colégio que forma cidadãos para a vida, para serem inseridos no mundo moderno, autônomos, independentes, participativos nas relações sociais, culturais e políticas e conscientes de suas responsabilidades. Capazes de fazer a própria história. Um cidadão formado de verdadeiros valores. O seu desejo é proporcionar o desenvolvimento do potencial de cada um, a qualidade do ensino, tendo em vista as exigências sociais e o desenvolvimento pessoal.


Unidade: Colégio Nossa Senhora das Dores
Endereço: Rua Coronel Moreira César, 172 - Centro
Cidade / UF: São Gonçalo / RJ
CEP: 24440-400
Telefone de contato: (21) 2712-1620/Fax: (21) 2712-7337
E-mail de contato: colegionsdores@yahoo.com.br
Mapa: Veja o mapa clicando aqui
Site: http://www.colegionsdores.com.br

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental I
  • Ensino Fundamental II
  • Ensino Médio

Handebol, Coral, Violão e Futsal.

O nosso compromisso educacional é totalmente viabilizado pela infraestrutura do colégio, que dispõe de uma área ampla e bem projetada, permitindo que se cumpram todas as etapas de uma educação de qualidade. Além das salas de aula amplas, biblioteca, sala de multimídia, videoteca, laboratório de informática, laboratório de ciências, quadra esportiva, quadra poliesportiva com palco para apresentações teatrais, sala de artes, auditório, capela, pátio coberto e uma área ampla para a recreação e parquinho coberto.

Números de alunos em 2012: 500

De: R$ 168,00 até R$ 261,00
Ano de referência: 2012

Fale com a Escola

Unidade:
Nome:
E-mail:
Telefone:
Assunto:
Mensagem:
   Todos os campos são de preenchimento obrigatório.
Compartilhe
Facebook
Twitter
Loja Virtual

Você está prestes a conhecer a possível escola do seu filho.

Digite seu nome e e-mail para que possamos ajudá-lo nessa escolha.

Nome
E-mail